Skip to main content
Plano de Médico Empresarial

Plano de Médico Empresarial

O Plano de Médico Empresarial é um tipo de plano de saúde coletivo que presta assistência aos funcionários da empresa contratante. As regras para contratos empresariais são mais flexíveis, o que significa que a empresa e a operadora de planos de saúde que chegam a um acordo sobre reajustes de preços e a ANS apenas acompanha essas negociações. 

Diante de todos os desafios que é administrar uma empresa, talvez o mais complicado deles seja engajar e incentivar os colaboradores a vestir a camisa da empresa.  Entender o que é um plano de saúde empresarial e como funciona pode ser o primeiro passo para ter colaboradores mais satisfeitos.

No momento da contratação serão definidas características fundamentais do plano de saúde empresarial. Se o plano será com ou sem coparticipação, se o plano será estendido para algum parente do colaborador e se o plano será oferecido apenas para determinados cargos hierárquicos da empresa. 

Plano de Médico Empresarial: Sobre a Carência

A carência do plano é algo que o empresário deve prestar atenção. Em um plano de saúde empresarial com número de participantes igual ou maior que 30, os beneficiários que aderirem ao plano em até 30 dias da assinatura do contrato não precisarão cumprir carência nem cobertura parcial temporária (CPT). 

Caso o ingresso no plano ocorra após esses períodos ou o plano de saúde empresarial tenha menos de 30 participantes, a empresa que vende o plano de saúde poderá exigir o cumprimento de prazos de carência, respeitando as exigências da ANS que são:  

Situação  Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde* 
Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis)  24 horas  
Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional  300 dias 
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir)**  24 meses 
Demais situações  180 dias 

Plano de Médico Empresarial: Sobre as Operadoras

As operadoras de planos de saúde são regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde e cada operadora possui um número de registro. Todas operadoras são obrigadas a fornecer esse registro e sempre deixar aparente em seus sites e materiais de divulgação. 

Escolher a operadora correta para sua empresa é muito importante para evitar uma série de problemas. Você pode acessar o site da ANS e buscar pelo número de registro da operadora e assim ter informações como, nota da operadora, número de reclamações e se está ativa.

Plano de Médico só com um corretor!

É muito importante que você procure um corretor ou uma corretora de planos de saúde. Isso porque um profissional treinado poderá lhe oferecer a melhor opção dentro das suas necessidades. 

Um corretor tem conhecimento geral de leis, regras, redes credenciadas e das operadoras. No final de uma cotação esse conhecimento permite ao corretor oferecer um plano de saúde com melhor custo x benefícios para sua empresa.


Faça uma Cotação sem Compromisso